A revista Religare -
periódico semestral do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da
Universidade Federal da Paraíba - publica regularmente trabalhos de
investigação sobre as grandes correntes do "Pensamento
oriental", expressão da nossa preferência por nela integrar
os diversos componentes das ancestrais sabedorias: elementos filosóficos,
religiosos, culturais, espirituais.
São trabalhos de interesse para o
conhecimento, entre outras, das correntes do Hinduísmo, Budismo, Jainismo,
Confucionismo, Taoismo.
Destacamos aqui dois fascículos,
com a indicação completa dos respetivos índices, estando os seus artigos
todos eles disponíveis em livre acesso.
Aos interessados nestes assuntos,
recomendamos a pesquisa em todos os outros fascículos da mesma revista, já que
se encontram muitos outros contributos ao longo dos 32 fascículos que a revista
contabiliza até à presente data.
VOLUME 12, n. 2
(2015): dossiê “Religiões, Filosofia e Espiritualidades Chinesas”
> Editorial - Matheus da Cruz
e Zica: 226-229
> A arte, a magia e os deuses:
trilhar as tradições de Macau - Mônica Simas: 230-243
> Rota da seda: trânsitos
culturais e sagrados nos caminhos da China - Maria Lucia Abaurre Gnerre: 244-259
> Do karatê ao kung fu:
cinema, religião, elementos marciais e religiosos japoneses e chineses e sua
recepção no Brasil (1984-2010) - José Otávio Aguiar: 260-277
> Um TAO Descartes - Matheus
da Cruz e Zica: 278-294
> O pensamento chinês:
filosofia ou religião? - Joaquim Antônio Bernardes Carneiro Monteiro: 295-314
> TRADUÇÃO: A Sociedade
Taoísta do Brasil e a globalização do Daoismo da Ortodoxia Unitária - Daniel M.
Murray, James Miller: 315-343 (Tradução de Matheus Costa e Fábio Stern)
> ARTIGO LIVRE: Concepções e
ritos de morte na Jurema paraíbana - Dilaine Soares Sampaio: 344-369
> RESENHA - GNERRE, Maria
Lúcia Abaurre; POSSEBON, Fabrício (orgs.). China Antiga: aproximações
religiosas, Matheus Oliva da Costa: 370-377
VOLUME 9, n. 2 (2012): dossiê "Religiões
Orientais"
> Editorial - Maria Lucia Abaurre Gnerre, 113-117
> O PROBLEMA DO MAL E A TEODICÉIA OCIDENTAL. O QUE O
TEÍSMO E NÃO-TEÍSMO INDIANOS TEM A DIZER SOBRE ESTE DESAFIO? - Puroshotama
Bilimoria, 118-140
> DHARMAKAYA & NIRVANAKAYA: CORPOS DE ÊXTASE NA POESIA
DE AUGUSTO DOS ANJOS - Sandra S F Erikson, 141-152
> CECÍLIA MEIRELES E A ÍNDIA: DAS PROVISÓRIAS ARQUITETURAS
AO “ÊXTASE LONGO DE ILUSÃO NENHUMA” - Gisele Oliveira, 153-161
> TRADUÇÕES DA LITERATURA FICCIONAL INDIANA PARA O
PORTUGUÊS: UMA QUESTÃO CULTURAL - Gisele Lemos, 162-166
> RELIGIÃO, EDUCAÇÃO E MARCIALIDADE NA FORMAÇÃO HISTÓRICA
DO KUNG FU: ALGUNS
APONTAMENTOS SOBRE UM CAMPO DE PESQUISAS RECENTE NO BRASIL - Matheus da Cruz
Zica, 167-176
> YOGA PARA CRIANÇAS – UMA PRÁTICA EM CONSTRUÇÃO -Maria
Claurenia de Andrade Silveira, 177-185
> O CONCEITO DE FELICIDADE NA BHAGAVAD-GITA: SIMILARIDADES
E CONTRASTES COM O PARADIGMA HEGEMÔNICO NO OCIDENTE - Thiago Pelucio Moreira,
186-194
> MORTE NO HINDUÍSMO: TRANSMIGRAÇÃO E LIBERTAÇÃO - Lucio
Valera, 195-204
> POSTULADOS DO VEDANTA: CONTRIBUIÇÕES DE VIVEKANANDA PARA
TRANSFORMAÇÃO SOCIAL A PARTIR DO REPOSICIONAMENTO DO SUJEITO DIANTE DE SUA
EXISTÊNCIA, SIGNIFICADO E VALORES - Livia Borges Lopes, 205-218
> A REPRESENTAÇÃO DA MULHER E DA NATUREZA NO BUDISMO
MEDIEVAL - Zelia Bora, 219-228
> CRÍTICA BUDISTA DE NIETZSCHE - Derley Menezes Alves,
229-243
> A NATUREZA DA VACUIDADE A LEITURA DO PRAJNĀ PĀRAMITĀ A
PARTIR DE O ORNAMENTO DA CLARA REALIZAÇÃO DO BUDA - Deyve Redyson, 244-251
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