Pensamento e Cultura Portuguesa

 PUBLICAÇÕES PERIÓDICA

  • A Ideia: revista de cultura libertária - fundada em 1974 por João Freire, sendo dirigida e editada por António Cândido Franco desde o número 71 (2013). É publicada com uma periodicidade anual (número duplo ou triplo) e pode ser encontrada em formato digital neste espaço. A Ideia é uma revista que faz da cultura o seu campo de acção. Através da criação poética e plástica, da expressão filosófica, da pesquisa social, da investigação histórica, da abertura a uma ciência humanizada, desligada dos interesses lucrativos do dispositivo industrial/militar, a publicação visa criar as bases dum espírito livre, criativo, gratuito e solidário, contributo efectivo para a realização plena de todos os seres vivos. Tirando este princípio geral, suficiente para lhe dar um propósito de acção, o libertário, e uma família de ideias, o anarquismo cultural, a revista não tem plataforma programática.
  • Crítica é uma publicação dedicada à filosofia, fundada em 1997 por Desidério Murcho
  • Metamorfoses é uma revista da Cátedra Jorge de Sena e do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas e visa à publicação de ensaios de Literaturas Portuguesa, Brasileira e Africanas de Língua Portuguesa. Os doze primeiros números foram editados em Portugal pela Editorial Caminho. A partir do número 13 temos uma edição brasileira pela Oficina Raquel, sempre com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
  • Revista Portuguesa de Filosofia - fundada em 1945 por Domingos Maurício, SJ; Cassiano Abranches, SJ; Severiano Tavares, SJ e Diamantino Martins, SJ. É uma publicação trimestral da Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia.
  • Seara Nova é uma revista fundada em Lisboa, no ano de 1921, por iniciativa de Raul Proença e de um grupo de intelectuais portugueses da época. Na sua origem era uma publicação essencialmente doutrinária e crítica, assumidamente com fins pedagógicos e políticos.
OUTROS MATERIAIS
  • Filosofia Portuguesa - página online coordenada por Pedro Calafate reúne e colaboração de Paula Oliveira e Silva, António Braz Teixeira, Dulcínea Teixeira, Maria de Lourdes Sirgado e José Manuel Curado, autores de textos de introdução aos diversos filósofos portugueses distribuídos pelos períodos históricos: Época Medieval; Renascimento e Contra-Reforma; As Luzes; Do Século XIX até à Proclamação da República; A Filosofia Portuguesa depois de 1910.

Sem comentários:

Enviar um comentário