sábado, 28 de março de 2020

Uma Viagem ao Pensamento Filosófico Português


Página de "Filosofia Portuguesa", organizada por Pedro Calafate [PC] (que dirigiu também a extraordinária publicação História do Pensamento Filosófico Português, Lisboa: ed. Caminho, 1999 e ss.), que pretende, sinteticamente, «fornecer um conjunto de informações básicas sobre o panorama da cultura filosófica portuguesa», no dizer do próprio.
Aí apresenta o elenco de autores e temas e respetiva bibliografia, remando contra o tão frequente "não sei nem conheço", ou até mais radical "não há nem existe", quando de filosofia portuguesa se trata, «dando lugar a um colonialismo interno de efeito pernicioso».
Logo na Introdução, PC orienta, de modo cristalino, o leitor para a legitimação do modo português de filosofar, no qual não predomina, certamente, a expressão sistemática da reflexão, mas que nem por isso deixa de revelar plena coerência, profundidade e transcendentalidade das suas orientações. Por isto mesmo, será uma filosofia mais dispersa por textos ora de «tendência adissertacional», ora mais ligados a causas distintas, sociais, políticas, estéticas, pedagógicas, religiosas, etc., exigindo o desdobramento da pesquisa e da leitura por um corpus mais dilatado, à medida dessa diversidade textual. Mas o não predomínio de uma filosofia de sistema, não significa que esta tenha estado, entre nós, totalmente ausente, como o ilustra a escolástica renovada e o positivismo.
Na referida Introdução, PC justifica a opção cronológica e o elenco apresentado, iniciando-se com Paulo Orósio e S. Martinho de Dume, e finalizando na obra de Vergílio Ferreira.
Uma página muito útil para quem deseje iniciar-se nesta viagem de aproximação ao Pensamento Filosófico Português.
Períodos [autores] analisados:
> Época Medieval
> Renascimento e Contra-Reforma
> As Luzes
> Do Século XIX até à Proclamação da República
> A Filosofia Portuguesa depois de 1910

Sem comentários:

Enviar um comentário