terça-feira, 12 de junho de 2018

"Os desafios da representação gráfica: aspetos teóricos e práticos", de Artur Miguel Sousa Basto


«««««««««««««««««««»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

É com muita satisfação que divulgo o trabalho do Arquiteto Artur Miguel de Sousa de Basto, intitulado Os desafios da representação gráfica: aspetos teóricos e práticos, publicado pela Editora Novas Edições Académicas. 
Trata-se de uma publicação que corresponde integralmente ao trabalho de Mestrado apresentado à Universidade Católica Portuguesa que tive o prazer de orientar, no âmbito do 2º Ciclo em Ensino de Artes Visuais, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Braga). 
Apresentamos os nossos parabéns, de novo, ao seu Autor e também à Editora, pois trata-se de um estudo de grande interesse científico e pedagógico, centrado na análise e exemplificação da representação gráfica nos seus processos de perceção, registo e construção mental. 
É reconhecidamente uma temática de grande importância no ensino e aprendizagem das artes visuais, tendo presente as manifestas dificuldades sentidas pelos jovens alunos, quando se deparam com as primeiras exigências da representação espacial das formas, volumes, sombras, profundidade. Este trabalho ajuda a desbloquear essas dificuldades.

Resumo
O Relatório da prática pedagógica evidencia que os alunos adolescentes manifestam dificuldades na representação gráfica de formas, volumes, sombras, profundidade…
A razão fundamental destas dificuldades reside na execução imprecisa do processo sequencial de perceção, registo/construção mental e representação gráfica.
Investigamos os momentos desse processo, recorrendo a instrumentos fundamentais produzidos por Rudolf Arnheim, Donald Hoffman e Phil Metzger.
O enquadramento teórico determinou uma intervenção pedagógica de operacionalização de estratégias de questionamento da qualidade da observação, bem como de promoção de reflexões sobre a mesma. Os alunos evidenciaram o seu entendimento de que o cumprimento desta primeira fase de forma audaz alavanca-nos para um registo mental mais qualificado da matéria observada.
Aplicamos técnicas de representação gráfica, de promoção de uma observação sagaz e de um entendimento majorado da representação das formas, dos volumes e das sombras. No decorrer dos exercícios propostos, os alunos foram alertados para a dificuldade dos erros/ilusões visuais que estremecem o discernimento visual e podem provocar distorções da realidade observada.
Em função dos resultados decorrentes dos exercícios propostos ao longo do ano letivo e dos inquéritos de avaliação registados, a investigação permitiu constatar uma evolução dos alunos na qualidade da observação e na destreza de gestos.

Palavras-chave
Perceção, Entendimento, Inteligência visual, Representação gráfica.

Sem comentários:

Enviar um comentário