sábado, 11 de março de 2017

Católica Braga comemorou Dia Mundial da Filosofia 2016: Filosofia e novas atividades profissionais

Antigos Alunos testemunham percursos profissionais edificados na Filosofia


A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica, em Braga, organizou a 17 de novembro de 2016 uma sessão comemorativa do Dia Mundial da Filosofia, celebrada sob o patrocínio da Unesco.
Tratou-se de uma iniciativa do Curso de Filosofia, realizada em articulação com diversas instituições de ensino da região, nomeadamente: Colégio D. Diogo de Sousa (Braga), Colégio das Caldinhas/Instituto Nun’Álvres (Santo Tirso), Oficina/Ina (Santo Tirso) e a Cooperativa de Ensino Didáxis (Riba d'Ave).
O programa iniciou-se pelas 09h30, com o acolhimento aos alunos e professores, seguindo-se, às 10H00, a apresentação de três palestras, na Aula Magna, dedicadas ao tema: “A Filosofia e a criação de itinerários profissionais”.  Pretendeu-se, com estas palestras, demonstrar - mediante os testemunhos dos antigos alunos - a mais-valia da formação filosófica como base para a criação e desenvolvimento de percursos profissionais de grande significado social e que garantem assinalável êxito no mundo laboral; mostrar aos jovens que a Filosofia é capaz de abrir oportunidades laborais, muito para além da profissão de docente desta área do conhecimento.
Para exemplificar e aprofundar o alcance das potencialidades da Filosofia na abertura de novos itinerários profissionais, a organização convidou para oradores da sessão três antigos alunos do Curso de Filosofia, que se têm destacado em atividades profissionais de cariz sociopolítico, administrativo, nas áreas da orientação vocacional, consultoria filosófica e na orientação e previsão em astrofilosofia. Estes antigos alunos são nomes conhecidos na praça pública: Manuel Dias de Barros, Nuno Paulos Tavares e José Prudêncio.
Cada um dos oradores apresentou o seu testemunho, demonstrando como a Filosofia lhes abriu caminhos de descobertas profissionais inovadoras e com futuro. 
O Dr. Manuel Barros assumiu-se como um humanista gestor, situando na filosofia os princípios orientadores do conhecimento e da ação que presidem à sua intervenção nas diversas organizações por onde tem espraiada a sua competência profissional, reconhecidamente plena de sucesso. O seu itinerário é uma clara demonstração de que, longe de servir apenas para habilitar professores, a filosofia forma autênticos cidadãos empreendedores.
O Dr. Nuno Paulos Tavares explicou em que consiste a sua atividade de consultor filosófico, potenciada na dimensão prática da filosofia. Abandonou o ensino da filosofia para se dedicar à construção do seu espaço profissional, um espaço diversificado pelas seguintes áreas de intervenção: filosofia para crianças, filosofia nas organizações, formação filosófica de profissionais (professores, médicos, engenheiros, advogados, enfermeiros, agentes de marketing, entre outros). O seu trabalho principal reside nas consultas filosóficas ou aconselhamento filosófico.
O Dr. José Prudêncio dedica-se à astrologia filosófica, ou como enfatiza, é consultor em “astrofilosofia”. No seu testemunho explicitou como a experiência da fragilidade humana o conduziu para o estudo da filosofia. Ficou também patente que a filosofia lhe forneceu o método para assumir e clarificar a responsabilidade pela sua vida e, em certo sentido, também pela vida dos outros. Encontrou na astrologia o complemento que, conjuntamente com a filosofia, consolida a sua análise, interpretação e “previsão” da existência humana.
Após a apresentação destes testemunhos, seguiu-se uma visita às instalações da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais. A jornada finalizou com a entrega dos Certificados de Presença e um convívio no Bar da Faculdade.

Fotos e vídeos do evento: ver aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário