Escola, Museus de Arte e Literacia Artística - Tema de Provas de Mestrado
Realizaram-se na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais
da Universidade Católica Portuguesa - Braga, em 30 de janeiro de 2017, as
Provas de Mestrado em Ensino de Artes Visuais da licenciada Susana
Rafaela Ferreira Leite, tendo apresentado o Relatório de Estágio
intitulado: "Complementaridades entre Escola e Museus de Arte para a
construção de uma literacia artística”, do qual tive a grata experiência de ter
sido orientador e de ter partilhado a Mesa do Júri com o Prof. Doutor José
Manuel M. Lopes, da FFCS-UCP (Presidente) e com o Prof. Doutor Vítor Manuel F.
Ribeiro Moura, da UM (Arguente).
A índole do trabalho realizado está patente no seguinte
Resumo:
«Enfatizando a dinâmica das artes em contexto escolar, o
presente Relatório, realizado no
âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, procura
fundamentar a dinâmica do ensino das artes visuais
em articulação com os contextos de educação não-formal e formal.
Tentamos neste trabalho mostrar a importância das
instituições culturais (museus de arte) e a sua articulação com a escola no
caminho a trilhar nas práticas educativas em artes visuais. A intervenção
pedagógica levada a efeito com a turma em que realizamos o estágio
profissional, na Escola Vale São Cosme – Didáxis, reforçou várias ações
conjuntas entre a escola e duas instituições culturais, potenciando o diálogo
com e sobre as obras de arte.
Os diálogos analíticos com as obras de arte encetados pelos
alunos ao longo da intervenção pedagógica, em contexto de sala de aula e também
no museu e galeria visitados, centrados na fruição estética e nas suas
dimensões, foram sustentados por teorias e metodologias que privilegiam a
dimensão estética no ensino das artes visuais, assente na dinâmica de diálogo e
contacto com a obra de arte.
Estas dinâmicas, que evidenciam a complementaridade entre
as aprendizagens formais e não-formais, mostraram ser possível desenvolver o
conhecimento fundamentado da obra de arte, enquanto geradora de saberes, com
vista à construção de uma literacia estética e artística.
A prática pedagógica procurou, através do contacto in loco
com obras de arte e da exploração das mesmas em sala de aula, incentivar a
dimensão estética da educação artística e o desenvolvimento da linguagem
específica das artes, promovendo a correlação das competências: ver - observar;
refletir - interpretar; experimentar - criar.»
Palavras-chave: educação não-formal; educação formal; obra de arte; fruição
estética; literacia artística; literacia estética.
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