Estudos Artísticos e Culturais: Um Conceito de Formação numa Área Inovadora
REPOSIÇÃO
DE NOTÍCIA
Nota: Durante cerca de 10 anos, até ao ano letivo de 2013-2014, a
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica (Braga) lecionou o Curso de
Licenciatura em Estudos Artísticos e Culturais. Estive ligado a esta formação superior, não
apenas como docente, mas também como coordenador adjunto e depois como
coordenador.
Dos diversos materiais publicados sobre este inovador Curso, republicamos aqui,
para quem estiver interessado neste tema, o texto no qual identificávamos,
então, o perfil formativo do aluno, competências, objetivos e saídas
profissionais.
Apresentação

O
património artístico e cultural, na diversidade das suas expressões, é uma
vasta área em crescente processo de valorização, sendo reconhecida a
sua enorme repercussão no desenvolvimento humano, social, territorial e no
tecido económico das populações. Em seu redor têm-se desenvolvido
um conjunto de ”novas profissões” muito diversificadas, todas elas
requerendo o estudo das artes e dos bens culturais nas suas principais
vertentes: nos seus processos de criação, nos universos da sua significação,
seus processos de percepção, de fruição e de contemplação, seus modos
de circulação, de comercialização/marketing e consumo, suas incidências
sociais, psicológicas, educativas, seus aspectos jurídicos, económicos e de
gestão.
Entre
aquelas profissões contam-se as de: Director artístico; Programador e gestor de
projectos culturais; Director e Conservador de museus; Animador, organizador e
mediador de eventos artísticos e culturais; Crítico de arte e da cultura;
Curador de exposições, mostras, feiras de arte; Educador cultural; Antiquário;
Galerista; Promotor do património cultural nas novas indústrias criativas
e de conteúdos e no turismo cultural (estudo e elaboração de projectos e
roteiros turísticos); Criador de projectos de aplicação dos bens culturais
para o desenvolvimento social, económico e a criação de riqueza;
Investigador nas referidas áreas científicas, podendo prosseguir estudos
pós-graduados (Mestrado e Doutoramento).
Todas
estas actividades, próprias das “novas profissões da arte e da cultura”,
requerem competências e conhecimentos aprofundados de diversas áreas do saber,
muita e diversificada experiência, criatividade e talento pessoal. Estas
actividades poderão ser desenvolvidas em diversos órgãos e instituições: na
Administração Central, nas Câmaras e Juntas de Freguesia; Museus e
Escolas; Associações Culturais, Casas da Cultura, Teatros, Centros Culturais e
Centros Cívicos; Organismos da Igreja (Paróquias, Misericórdias, etc.,);
Empresas e Organizações públicas e privadas; Gabinetes de Assessoria e Comunicação;
Órgãos de Comunicação Social.
Cuidando
da formação teórica do aluno, a Licenciatura em Estudos Artísticos e
Culturais aposta na sua exercitação prática, reforçada por dois Estágios
Curriculares, Ateliers, Oficinas e pelo Seminário de Elaboração de Projecto,
previstos no plano de estudos.
Neste
website estão particularmente documentadas estas componentes práticas do Curso,
visíveis nos trabalhos e projectos realizados pelos alunos em diversos Museus,
Centros Culturais e Educativos, Câmaras, Juntas de Freguesia, Empresas
Municipais, Órgãos de comunicação social, etc.
O
enriquecimento cognitivo e experiencial que esta Licenciatura
faculta aos alunos, só é possível graças a uma concepção do
ensino-aprendizagem como processo centrado na pessoa do aluno, apostando numa
formação personalizada, no contacto directo entre professores,
orientadores e alunos – apanágio do Projecto Pedagógico da Faculdade de
Filosofia.
Estas
metodologias são fundamentais na edificação do aluno como pessoa
e como profissional capaz de intervir com competência e deontologia
no complexo e multifacetado universo artístico-cultural, ancorado numa sólida
visão humanista dos problemas, da sociedade e da vida.
Principais objectivos
Formar
quadros superiores capazes de interpretar reflexiva e criticamente os desafios
da arte e da cultura na sociedade actual.
Qualificar
agentes capazes de transformar o conhecimento teórico-prático das artes e dos
bens culturais em actividades profissionais de intermediação cultural.
Fornecer
as ferramentas necessárias para o estudo, valorização e difusão do rico e
diversificado património histórico, cultural, artístico, material e imaterial
português, bem como contribuir para uma política de afirmação da especificidade
da arte e cultura portuguesa num mundo marcado cada vez mais pela globalização.
Possibilitar
aos estudantes um itinerário científico-pedagógico coeso e abrangente, capaz de
criar estímulos ao prosseguimento de estudos, em ordem ao IIº Ciclo.
Garantir
uma formação cultural de sólida base humanista e filosófica, que permita aos
licenciados adquirir e incrementar uma visão integral da pessoa humana,
orientada para a liberdade e para a responsabilidade.
Saberes
e conhecimentos oferecidos pelo Curso
História
das correntes artísticas e dos movimentos culturais.
Principais
problemas estéticos, com particular incidência nas linguagens e
expressões da actualidade.
Instrumentos
de abordagem da arte e da cultura, nas suas inscrições filosóficas e
simbólicas, psicológicas, sociológicas e pedagógicas.
Relação
da arte e da cultura com os meios de comunicação.
Papel
das artes e dos bens culturais nas sociedades do lazer – mediações ocupacionais
criativas para os diversos níveis etários.
Concepção
de projectos de animação artística e cultural, sua planificação, produção e
gestão.
Incidências
da arte e das actividades culturais na economia e no desenvolvimento
sustentável das sociedades, com particular atenção às questões do mercado da
arte e das novas indústrias da cultura.
Principais
aspectos organizacionais das instituições públicas e privadas de arte e
cultura, com especial incidência nos aspectos do seu funcionamento, gestão,
enquadramento.
Articulações
interdisciplinares internas ao domínio das ciências da arte e da cultura.
Saber-fazer nas seguintes áreas
Programação,
organização, promoção e animação de eventos de arte e cultura (de
índole ocupacional, formativa, de desenvolvimento pessoal ou de integração).
Crítica
de arte e da cultura.
Aplicações
da arte e da cultura na esfera educacional, afectiva, social e profissional.
Interpretação
e valorização do património cultural material e imaterial.
Produção
de conteúdos para as indústrias criativas e turismo cultural.
Concepção
e direcção de projectos culturais.
Gestão
de instituições artísticas e culturais, assessoria e comunicação cultural.
Empreendedorismo
e serviços nas áreas artísticas e culturais.
Aplicação
dos bens culturais nos mecanismos do desenvolvimento social, económico e da
criação de riqueza.
Consultoria
em arte e cultura no seu enquadramento jurídico – relação entre direito e bens
culturais.
Mercado
da arte e dos bens culturais.
Investigação
nas áreas de conhecimento do curso: ciências da arte, ciências da cultura,
ciências humanas e filosóficas.
Organismos
e instituições onde o aluno poderá trabalhar
> Museus, Casas da Cultura, Centros Cívicos, Centros Culturais e Teatros.
> Fundações Culturais, Associações Culturais e Recreativas, ATL’s e OTL’s.
> Empresas de promoção de eventos e produtos culturais, de animação sócio-cultural (congressos, conferências, concertos, festivais, exposições, mostras, concertos).
> Empresas e Instituições de Turismo.
> Instituições de Ensino, Jardins de Infância e Centros de Terceira Idade, Centros de Reabilitação, Gabinetes de orientação psico-pedagógica.
> Comércio de Antiguidades, Leiloeiras e Galerias de Arte.
> Sectores culturais das Empresas (Bancos, Imobiliárias, Hotéis).
> Órgãos
de comunicação social: comunicação cultural e crítica de arte em revistas,
jornais, rádio, Web, Tv’s…).
> Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia: Pelouros da Cultura, do Ambiente e Empresas Municipais (Equipamentos Culturais e Dinamização Cultural).
> Instituições da Igreja com responsabilidade na área do bens artísticos e culturais (Paróquias, Misericórdias).
> Institutos da Administração Central ligados à área da Cultura.
> Empresas de consultoria/assessoria nas áreas da Arte e Cultura.
> Indústrias de conteúdos culturais e criativas.
> Organismos de investigação teórica e aplicada nos domínios do pensamento estético, filosofia e ciências da arte, ciências da cultura nas instituições de ensino superior, universidades, empresas e centros de investigação públicos e privados.
> Museus, Casas da Cultura, Centros Cívicos, Centros Culturais e Teatros.
> Fundações Culturais, Associações Culturais e Recreativas, ATL’s e OTL’s.
> Empresas de promoção de eventos e produtos culturais, de animação sócio-cultural (congressos, conferências, concertos, festivais, exposições, mostras, concertos).
> Empresas e Instituições de Turismo.
> Instituições de Ensino, Jardins de Infância e Centros de Terceira Idade, Centros de Reabilitação, Gabinetes de orientação psico-pedagógica.
> Comércio de Antiguidades, Leiloeiras e Galerias de Arte.
> Sectores culturais das Empresas (Bancos, Imobiliárias, Hotéis).

> Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia: Pelouros da Cultura, do Ambiente e Empresas Municipais (Equipamentos Culturais e Dinamização Cultural).
> Instituições da Igreja com responsabilidade na área do bens artísticos e culturais (Paróquias, Misericórdias).
> Institutos da Administração Central ligados à área da Cultura.
> Empresas de consultoria/assessoria nas áreas da Arte e Cultura.
> Indústrias de conteúdos culturais e criativas.
> Organismos de investigação teórica e aplicada nos domínios do pensamento estético, filosofia e ciências da arte, ciências da cultura nas instituições de ensino superior, universidades, empresas e centros de investigação públicos e privados.
Texto originalmente publicado no site do Curso de EAC, nos endereços:
http://www.eacfacfil.net/?page_id=1086; http://www.eacfacfil.net/?page_id=358; http://www.eacfacfil.net/?page_id=364
9 de Agosto de 2010 @ 14:47:12; 16 de Junho de 2010 @ 19:46:55; 16 de Junho de 2010 @ 19:58:00
> Vídeo de Apresentação
http://www.eacfacfil.net/?page_id=1086; http://www.eacfacfil.net/?page_id=358; http://www.eacfacfil.net/?page_id=364
9 de Agosto de 2010 @ 14:47:12; 16 de Junho de 2010 @ 19:46:55; 16 de Junho de 2010 @ 19:58:00
> Vídeo de Apresentação
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