Artes visuais e criatividade pedagógica*
O
poder formativo da arte tem vindo a ser aprofundado desde que Platão concebeu a
existência humana como consequência da educação, e a educação como um processo
de maturação
física, intelectual e espiritual no qual a poesia, a música, a
pintura, a escultura, e todas as outras artes desempenham um papel
insubstituível.
A
arte constitui-se esteticamente como um valor por si mesmo, capaz de
transformar o nosso olhar, a nossa percepção da realidade e da vida. Mas, ao
mesmo tempo, ela é indutora de novas formas, novos dispositivos, novas
estratégias que nos permitem alcançar criativamente outros valores, outros
âmbitos, novas finalidades. Docentes, psicólogos, pedagogos, educadores e, de
um modo geral, todos os que desenvolvem actividades de comunicação e de intermediação
cultural e social reconhecem que, com a arte, a mensagem “passa melhor”.
Dentre
o universo da arte, as artes visuais adquiriram desde cedo um estatuto estético
e cognitivo cimeiro, precisamente porque se descobriu que os sentidos e os
dispositivos que elas activam permitem-nos chegar mais longe, alcançar uma
realidade mais ampla, conhecer melhor e mais profundamente a realidade
envolvente. Não é por acaso que ao longo da nossa tradição cultural sempre se
valorizou a dimensão visual.
Entretanto,
as artes mudaram muito, bem como o homem e a sua imagem, a cultura, os valores
e os métodos de ensino. As artes visuais conquistaram novos suportes,
adquiriram novas linguagens, transformaram-se internamente num processo de
fusão donde têm surgido novas e extraordinárias formas de expressão.
Neste
Curso aprofundar-se-ão estas mutações que continuamente nos lançam desafios e
interrogações que é urgente reequacionar, quer a nível dos conceitos estéticos,
culturais, filosóficos, como a nível das práticas artísticas, pedagógicas,
educacionais e de natureza didáctica.
O
Curso de Aprofundamento em Artes Visuais e Criatividade Pedagógica, através dos
cinco seminários que o constituem, propõe-se fornecer um conspecto das
principais metamorfoses que hoje afectam a presença da arte no sistema
educativo, quer na posição em que a arte é objecto directo do ensino, quer na
posição em que o ensino e a educação são intencionalmente visados pela arte.
Pretende-se aprofundar as diversas pontas deste nó que ata o ensino artístico,
a educação pela arte e a formação estética, sob o pano de fundo da seguinte
inquietação: em que condições promoverão, hoje, as artes (visuais) a
criatividade na escola e na vida?
“Vós
(artistas) tendes, graças ao vosso talento, a possibilidade de falar ao coração
da humanidade, de tocar a sensibilidade individual e colectiva, de suscitar
sonhos e esperanças, de ampliar os horizontes do conhecimento e do empenho
humano.” (Bento XVI, “Encontro com os artistas”, Capela Sistina, 21 de
Novembro de 2009).
* Nota de Apresentação do Ciclo de Seminários dedicados ao tema "Artes visuais e criatividade pedagógica", anteriormente publicada no endereço: http://www.eacfacfil.net/?p=1602
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